Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação

 O que o aluno estuda

O estudante vai aprender como instalar, configurar e realizar a manutenção de computadores e seus periféricos, como impressoras, no-breaks e drives, entre outros, utilizando conhecimentos de Informática e de Eletrônica. Na área de computação, o aluno vai estudar configuração de sistemas operacionais, estrutura dos computadores e do cabeamento de redes, linguagem de programação e de banco de dados e procedimentos para segurança da informação. Conceitos de matemática e física também estarão presentes ao longo do curso como base para o aprendizado de lógica, programação, eletricidade e eletrônica. Para completar a formação, o estudante aprenderá sobre empreendedorismo e organização de tarefas para a realização de projetos de manutenção.


 O que o profissional faz

Realiza reparos em computadores e nos seus periféricos, troca partes e peças, desmonta e remonta equipamentos e solda componentes eletrônicos de peças e placas. É responsável também pela manutenção dos equipamentos de informática, serviço que o técnico pode realizar na própria empresa onde trabalha ou no local onde está instalado o periférico, caso o aparelho seja de grande porte, como, por exemplo, as impressoras utilizadas por agências bancárias. Além disso, o profissional é capaz de verificar e avaliar se as instalações elétricas de uma empresa são adequadas aos equipamentos de informática que serão utilizados.


 Destaque

O técnico em Manutenção e Suporte em Informática é capaz de prestar atendimento às solicitações do usuário que exigem um aprofundamento nos conhecimentos de hardware e software. Como é especializado em reparos, o profissional sabe exatamente como desmontar as máquinas, inclusive as de maior porte, localizar o defeito e eventualmente realizar consertos envolvendo eletrônica.


 Onde trabalhar

Em laboratórios de reparos de partes e peças em empresas de assistência técnica em Informática. O técnico também pode se tornar um prestador de serviço autônomo ou abrir sua própria empresa de assistência.


 Coordenador de curso

Bruna C. S. de M. Nunes (E-mail: bruna.nunes19@etec.sp.gov.br)


 Matriz Curricular